Sejam Bem Vindos

"Tenho minha casa no vento e como o mar, tenho no vento, a minha glória"

Cigano desconhecido

Baque Kambulim!



Fatima D'larossa

Fatima D'larossa

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Hoje é dia do índio!


..." e todo dia, era dia de índio"...cantava Baby Consuelo nos anos 80.
Hoje é dia do índio, ouvi falar muito sobre o dia da Terra....mas do índio ninguém lembrou.
Alguém sabe porque e quando foi criado?Eu como boa Historiadora, vou falar um pouco a respeito.
Essa data foi criada por Getulio Vargas em 1943, depois te ter havido no México no dia 19 de abril de 1940 o primeiro Congresso Indiginista Interamericano.
Me lembro que na infancia a gente pintava o indiozinho na escola,cantávamos musiquinhas,pintávamos o rosto.....hoje minha filha voltou da escola e não sabia que era o dia do índio....preocupante!
E quem são os índios em nossa gloriosa Umbanda?
Nossos Caboclos!
E foi um Caboclo ,que fundou nossa Umbanda, o Sr.Caboclo das 7 encruzilhas.
Particularmente gosto muito de um Caboclo, Sr.Tupinambá!Por sua serenidade e paz nas casas por ele comandadas.Hoje trabalho em uma casa que tem como mentor espiritual Sr.Caboclo 7 Estrelas, que me guia e me conduz.
O Sr.Caboclo Tupinambá é pai da Cabocla Jandira, Cabocla que respeito e tenho um carinho muito especial por tudo que significa na minha vida.
Abaixo Ponto da Cabocla Jandira:

Cabocla Jandira

Quem quer viver sobre a terra,
Quem quer viver sobre o mar,
Salve a Cabocla Jandira,
Salve a Sereia do Mar.
São tantas luzes acessas no trono de Iemanjá.
Tantas flores brancas nas ondas mar.
Salve a cabocla Jandira,
Salva as sereias do mar. Jandira Oê, oê, oê... oê, oê, oa...
Oê, oê, oê... Jandira levanta teus filhos no mar. (bis)

Muita Luz!
Fonte: www.letras.terra.com.br

Um comentário:

Irmão Azul disse...

Belo post! Salve os Caboclos! Também tenho uma admiração pelo Seu Tupinambá, pois é o Caboclo com quem mais tive contato até agora.
Muita luz pra ti Cris!:)