Sejam Bem Vindos

"Tenho minha casa no vento e como o mar, tenho no vento, a minha glória"

Cigano desconhecido

Baque Kambulim!



Fatima D'larossa

Fatima D'larossa

sábado, 8 de maio de 2010

Estrela de 5 Pontas o Pentagrama


Olá caros amigos!
Desculpem a ausencia, mas não quero entrar aqui e simplesmente postar algo sem utilidade.
Estou aprendendo com vocês e por vocês,para que todo ensinamento seja válido e se integre e interaja em nossa vida.
Os Ciganos assim como outros povos que trabalham com magia,usam os 4 elementos,terra,ar,àgua e fogo.
O simbolo completo dos 4 é o Pentagrama.Eu sempre soube que o Pentagrama é muito utilizado na Magia Wicca, representando a grande mãe quando invertido.
Encontrei um texto bem interessante,que fala da sua origem e outras curiosidades.

Pentagrama na Mitologia
Pentagrama numa Sinagoga.Originalmente símbolo da deusa romana Vênus foi associado a diversas divindades e cultuado por diversas culturas. O símbolo é encontrado na natureza, como a forma que o planeta Vênus faz durante a aparente retroação de sua órbita. Não simboliza qualquer coisa referente ao satanismo. Trata-se de um dos símbolos pagãos mais utilizados na magia cerimonial pois representa os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) coordenados pelo espírito, sendo considerado um talismã muito eficiente.
O pentagrama é conhecido também como o símbolo do infinito, já que é possível fazer outro pentagrama menor dentro do pentágono regular do pentagrama maior , e assim sucessivamente.
Possui simbologia múltipla, sempre fundamentada no número cinco, que expressa a união dos desiguais. Representa uma união fecunda, o casamento, a realização, unindo o masculino,o 3, e o feminino, o 2, simbolizando ainda, dessa forma, o andrógino.

Pentagrama na Religião
Para os pagãos, cada ponta do pentagrama representa um dos Cinco Elementos da Natureza: Ar, Fogo, Água, Terra, e um espírito que a todos coordena.
Cinco Elementos da Natureza e o Pentagrama.Atualmente, muitos usam um Pentagrama no pescoço, como símbolo de orgulho da sua religião e representando a sua fé, ou ainda como um amuleto de proteção. É importante notar que isso não é nenhuma obrigação para qualquer religião .
Além do seu significado primordial, dos cinco elementos, o pentagrama também representa o corpo humano (os 4 membros e a cabeça). Para alguns dos , então, o pentagrama passa ainda a ser conhecido como "estrela do microcosmo" (pequeno universo), que simboliza o mago dominando o espírito sobre a matéria, inteligência sobre instintos, mente sobre o corpo.
Nos rituais da religião Wicca, além de ser um dos símbolos da deusa, o pentagrama às vezes é usado como símbolo da terra, outras vezes para consagrar os instrumentos ritualísticos, objetos e amuletos.
O pentagrama pode ser feito de qualquer material (metal, madeira, argila, vidro, etc.) e até desenhado em pedaços de pano ou mesmo no chão.

Pentagrama Invertido
Muitas pessoas que se intitulam satanistas usam o Pentagrama invertido (com duas pontas para cima), afirmando significar o triunfo da Matéria sobre o Espírito. Ainda que, originalmente, o Pentagrama com duas pontas para cima já aparecia, no paganismo pré-cristão, como um dos símbolos da Grande Mãe (pela semelhança com um canal vaginal, um útero e duas trompas). Assim sendo, o pentagrama invertido possui significados paralelos.

Outras informações
O Pentagrama é o símbolo de toda criação mágica. Suas origens estão perdidas no tempo. É conhecido com a estrela do microcosmo ou do pequeno universo - a figura do homem que domina o espírito sobre a matéria, a inteligência sobre os instintos.
Na Europa Medieval era conhecido como "Pé de Druida" ou como "Pé de Feiticeiro"; em outras épocas ficou conhecido como a "Cruz dos Goblins".
Cada uma das pontas possui um significado particular:
* PONTA 1 - ESPÍRITO: representa os criadores , a Deusa e o Deus, pois eles guiam a nossa vida e nos ajudam na realização dos ritos e trabalhos mágicos. O Deus e a Deusa são detentores dos 4 elementos e estes elementos são as outras 4 pontas.
* PONTA 2 - TERRA: representa as forças telúricas e os poderes dos elementais da terra, os Gnomos. É a ponta que simboliza os mistérios, o lado invisível da vida, a força da fertilização e do crescimento.
* PONTA 3 - AR: representa as forças aéreas e os poderes dos Silfos. Corresponde à inteligência , ao poder do saber, a força da comunicação e da criatividade.
* PONTA 4 - FOGO: representa a energia, a vontade e o poder das Salamandras. Corresponde as mudanças, as transformações. É a força da ativação e da agilidade.
* PONTA 5 - ÁGUA: representa as forças aquáticas e os poderes das Ondinas. Está ligada às emoções, ao entardecer, ao inconsciente. Corresponde às forças da mobilidade e adaptabilidade.

Namastê
Cris

Fonte:Dicionário de Símbolos - Mitos, sonhos costumes, gestos, formas figuras, cores números.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dificuldades


Hoje parei para analisar as dificuldades.As minhas, as suas ,as dos meus familiares,as dos meus amigos,as dos famosos....
É tão raro no mundo de hoje,trabalhos informais,muita oferta e pouca procura,conversar com alguém e tudo estar bem 100%.Sempre a o desencontro, o tempo...Oyá....o vazio....Exu e o espaço...Oxalá.
Existem as desilusões,as surpresas,aqueles que já cansaram de chorar e secar suas lágrimas, na esperança de que amanhã tudo pode ser diferente....as dificuldades são muitas umas mais fáceis de solucionar,outras requerem um tempo maior....Oyá....
Até que ponto se consegue manter a fé de quem só ve tudo sair e nada entrar?É muito difícil,um teste de fé,sanidade mental,paciência....
Recebi essa oração e achei muito poderosa,então se você tem sua dificuldade,não importa se física,pessoal,profissional,familiar,financeira, faça com fé....
Como dia a frase"Mesmo a nuvem mais negra,traz a água mais límpida"....
Então uma injeção de fé para todos!

Oração para Prosperidade,Paz,Harmonia e Saúde


Faço meus apelos nesta oração, com muita fé e amor, a querida Santa Sara Kali, protetora do Povo Cigano, a Rainha Cigana do Povo do Oriente e a todos os benditos espíritos de luz no templo da tribo cósmica.
Peço com toda a forca do meu coração aos nossos protetores, que a energia poderosa da natureza representada pelos quatro elementos (fogo, água, ar e terra) tome conta da nossa casa, do nosso trabalho, do nosso corpo, da nossa mente, de nossas emoções e anseios.
Cubram-nos com grande proteção e nos abençoe.
Que o fogo seja a demonstração viva do amor, da união, do calor humano e da harmonia que deve nos ligar por toda nossa existência.
Que a água, fonte cristalina de bênçãos, lave e limpe nossas vidas e nos livre de toda carga negativa que possa interferir em nosso comportamento e atitudes para conosco mesmos e nossos semelhantes.
Que o ar nos traga o sopro mágico da vida e renove a cada dia as nossas energias físicas e a nossa saúde.
Que a terra seja o nosso símbolo de prosperidade, renovando-se sempre, para que possamos semear e colher todos os seus frutos benditos para nossa tranqüila sobrevivência.
Salve a magia, a força e a Luz do Povo Cigano!
Baque Kambulim
Cris

terça-feira, 4 de maio de 2010

Ciganos Famosos


Olá caros amigos!
Desculpem a ausencia,mas tenho corrido muito estes dias e não consegui preparar um material interessante para postar.
Hoje resolvi falar sobre ciganos famosos....tem gente que nem imaginariámos!


Ciganos Famosos
Poucos assumem-se ciganos.
Mas há muitos ciganos famosos.
O palhaço Carequinha, a cantora Rosana, o cantor Sidney Magal, o trapalhão Dedé Santana, o músico Zé Rodrix e, fora do Brasil, o poeta Federico García Lorca e até os astros hollywoodianos como Charles Chaplin e Rita Hayworth.
Nenhum citado assumiu-se cigano.
Nem o mais poderoso deles, Juscelino Kubitschek, que seria neto de ciganos europeus.
O historiador Rodrigo Corrêa Teixeira, da Uni-BH, e o antropólogo holandês Frans Moonen, afirmam que JK não só era cigano como chegou a ter encontros com comunidades mineiras.
A lista é muito mais extensa!
Elvis Presley -
Não é necessário explicar quem foi Elvis Aaron Presley. Talvez o que é menos conhecido dele é que os antepassados entravam na Alemanha em princípios de o 18º século e o sobrenome original era Pressler. Eles eram ciganos do clã Sinto , também chamados de “Chicanere” ou “Melungeons”. Também sua mãe era do clã Romanichel, pois possuía o sobrenome Smith.
Michael Cane
Seu nome Maurice Joseph Micklewhite, era uma tradição da família cigana Romanichel chamar o primeiro filho de Maurice.
Como um ator, foi premiado duas vezes com o Oscar (1986 e 1999).
Washington Luís
Presidente do Brasil (15/11/1926-24/10/1930), foi o último presidente democrático da República Velha. Ele pertenceu a uma família de ciganos Calon. Libertou os prisioneiros políticos e parou o toque de recolher que estava em vigor quando ele assumiu o governo. Era o escritor e historiador, e depois do retorno do exílio foi eleito membro da Academia Brasileira de Literatura.
Namastê!
Cris

Fonte:www.embaixadacigana.com.br

domingo, 2 de maio de 2010

Hino Cigano




Consagrou-se oficialmente durante o Primeiro Congresso Cigano em 1971 em Londres, como o Hino Internacional dos Ciganos uma adaptação feita em uma canção popular cigana dos países europeus, com versos inspirados nos ciganos que foram reclusos nos campos de concentração durante a segunda guerra mundial de autoria do Rom yugoslavo Jarko Jovanovic, de nome DGELEM, DGELEM. Cuja letra segue abaixo em romanez e em seguida traduzida para o português para conhecimento de seu conteúdo. Com versão nova dada por Seronia Vishnevsky (lovari)

Dgelem, Dgelem

Dgelem, Dgelem lungone dromentsa

Maladjilem bhartalé romentsa

Ai, ai, romale, ai shavalê (bis)

Naís tumengue shavale

Patshiv dan man romale

Ai, ai, romale, ai shavalê (bis)

Vi mande sas romni ay shukar shavê

Mudarde mura família

Lê katany ande kale

Ai, ai, romale, ai shavalê (bis)

Shinde muro ilô

Pagerde mury luma

Ai, ai, romale, ai shavalê (bis)

Opré Romá

Aven putras nevo dromoro

Ai, ai, romale, ai shavalê (bis)

Tradução para o português

Caminhei, caminhei longas estradas

Encontrei-me com romá (ciganos) de sorte

Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos

Obrigado rapazes ciganos

Pela festa louvor que me dão

Eu também tive mulher e filhos bonitos

Mataram minha família

Os soldados de uniforme preto

Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos

Cortaram meu coração

Destruíram meu mundo

Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos

Pra cima Romá (Ciganos)

Avante vamos abrir novos caminhos

Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos!!!
Salam Alayak!
Fotos: Foto 1 Isabel Vasconcelos,Foto 2 Google